Leões & Aventuras
O que são saídas pedagógicas
São aquelas atividades escolares, realizadas fora da escola.
São reconhecidamente o melhor meio de consolidar o aprendizado e torná-lo inesquecível.
Deve-se desenvolver de forma organizada e prazerosa, unindo-se o aprendizado ao lazer.
São atividades e locais de visitas definidas pela equipe pedagógica, conforme os objetivos e conteúdos a serem trabalhados.
Contribuem para ampliar o universo do conhecimento do aluno e ajudar no desenvolvimento social entre os participantes; alunos, professores, funcionários, monitores, guias de turismo, etc
Fazem parte desse universo:
A) Day Camps
B) Acantonamentos
C) Estudos do Meio
A) Day Camps
1- Recreativo
2- Recreativo /estudos Ex: Jogos e recreação com visita à horta
B) Acantonamentos
Proposta de pura integração social e de lazer
Propõe principalmente o convívio social, trabalhando naturalmente os vários tipos
de respeito e autoconfiança.
C) Estudos do Meio
Normalmente realizados através de visitas a locais diversos da área de estudos; museus, teatros, parques, praias, cavernas, fábricas, fazendas, cidades, estações de tratamento de água e esgotos, etc.
Podem ter a duração de meio período, período integral ou de vários dias, no caso das viagens
Cada Saída Pedagógica deve ser organizada, para obter o sucesso esperado e por isso deve ser dividida em três partes, sempre com a participação dos alunos:
- O ANTES :- Traçar os objetivos, atitudes e o que observar, como e porque
- O DURANTE: Prestar atenção e vivenciar ao máximo possível
- O DEPOIS: Realizar relatórios e avaliações
Verifique se a empresa contratada possui CNPJ e se está cadastrada no ministério do turismo, tendo seu CADASTUR. Isso é válido para todos os prestadores de serviços turísticos. Para uma melhor qualidade nos serviços prestados, procure sempre excursões organisadas e operadas por agências de turismo devidamente cadastradas. Isso significa mais tranquilidade e segurança para você. O cadastro no ministério do turismo tem como base as leis federais 8.181/91 e 8.623/93.